quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Visualização?

Uma das discussões do nosso encontro passado, foi a definição de visualização, na leitura do artigo: Visualização, veículo para a educação em geometria da autora Conceição Costa, tem essa dicussão do termo.

O texto traz várias definições, decidi coloca-lás aqui para contribuir para discussão.
- “visualização em matemática constitui um aspecto importante da actividade matemática onde se actua sobre possíveis representações concretas enquanto se descobrem as relações abstractas que interessam ao matemático”, (Guzmán,1996, p. 16);
- “o termo visualização científica é comummente corrente par o uso da tecnologia gráfica do computador” (Cunningham, 1991, p. 67);
- “visualização do ponto de vista da educação matemática inclui duas direcções: a interpretação e compreensão de modelos visuais e a capacidade de traduzir em informação de imagens visuais o que é dado de forma simbólica” (Dreyfus, 1990, p. 119);
- “visualização é a relação entre imagens”(Solano e Presmeg, 1995, p. 67).


Nessa várias definições, percebemos algo em comum que a visualização é o manuseio e percepação do visual.

Para alguns teóricos visualização e pensamento visual estão ligados quanto definição, já para Mariotti (1995), ela faz a distinção entre os termos, visualização seria "trazer à mente imagens de coisas visíveis" e pensamento visual, o ato de pensar abstratamente que pode ser espaciais ou não, mas que são representadas de forma espacial. Retomando a discussão na aula passada, fica claro o questionamento da nossa colega Siely, quanto questinou sobre o pensamento visual ser uma visualização, para alguns teóricos está interligado.


No artigo é ressaltado a importância da visualização para a aprendizagem em geometria, pois a visualização facilita a compreensão de conceitos, a estabelecer estratégias de resolução de problema.

O autor ressalta que apesar da visualização ter um importante papel na aprendizagem não somente em conteúdos geométricos, não tem sido valorizada pelos professores e acrescenta uns dos motivos dessa desvalorização, por ser um trabalho dificil e de repleta reflexão sobre a prática pedagógica.

Segundo Cunningham (1991) " O ensino baseado na visualização, obriga-nos a reaprender as nossas capacidades pedagógicas. Não só devemos compreender a matemática, como devemos saber como comunicar visualmente essa matemática.



Sei que não contemplei de forma ampla a discussão, mas espero ter pelo menos gerado alguns questionamentos nos colegas.

Referência: COSTA, Conceição. Visualização, veículo para a educação em geometria disponível em http://www.spce.org.pt/sem/CC.pdf acesso 08/09/2011.

Um comentário:

  1. Dentre os vários teóricos que falam do tema, fica evidenciado, o papel importante da visualização para o pensamento geométrico. Devemos também nos preocupar como utilizar a visualização para a aprendizagem de conteúdos geométricos. Quais estratégias? Considero que nas leituras realizadas na disciplina nos trouxe algumas possibilidades.

    ResponderExcluir