quinta-feira, 1 de setembro de 2011

O modelo de Van Hiele: outra possibilidade



As tecnologias computacionais atualmente vem sendo utilizada para contribuir na aprendizagem em geometria. Esse fato gera um discussão quanto a formação dos professores que deve contemplar essa metodologia, mas não quero entrar nesse discussão neste momento, gostaria de comentar mais uma forma de utilizar o modelo de Van Hiele.
Em um trabalho apresentado no VII Congresso Iberoamericano de Informática Educativa temos uma proposta de ensino de adptação do modelo Van Hiele utilizando recursos da internet. Me chamou a atenção para leitura e não poderia de deixar de compartilhar com os colegas. As atividades desenvolvidas com os alunos são de níveis 0 e 1. O sistema desenvolvido foi o “GEOMETRIC FORMS” que possibilita a interatividade entre o aluno e o computador e também a comunicação entre aluno e professor. As atividades desenvolvidas foi com base no livro de Nasser e Sant’Anna (1998). O modelo de Van Hiele pode se utilizado tanto de forma tradicional quanto em outras metodologia.



“Melhor que o estudo do espaço, a geometria é a investigação do ‘espaço intelectual’, já que, embora comece com a visão, ela caminha em direção ao pensamento, indo do que pode ser percebido para o que pode ser concebido”. (WHEELER)



Recado: Caso alguém se interesse estou com o livro Geometria segundo a Teoria de van Hiele.

Referências:
BOGONI, Leandro Paulo.BRANCHER, Jacques Duílio. PERIN, Ismael. ADAPTAÇÃO DO MODELO DE VAN HIELE UTILIZANDO-SE DE RECURSOS DA INTERNET. In VII Congresso Iberoamericano de Informática Educativa. 2007 p. 29-38 disponível em: http://www.niee.ufrgs.br/eventos/RIBIE/2004/comunicacao/com29-38.pdf acesso em agosto/2011.
Nasser, L. e Sant’Anna, N. F. P. Geometria segundo a Teoria de van Hiele. Rio de Janeiro:
Instituto de Matemática/UFRJ, 1998.

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