quinta-feira, 1 de setembro de 2011

A Importância da Visualização no Ensino da Geometria Espacial

A Geometria espacial é uma ampliação da Geometria plana e trata dos métodos apropriados para o estudo de objetos espaciais assim como a relação entre esses elementos. Os objetos primitivos do ponto de vista espacial são: pontos, retas, segmentos de retas, planos, curvas, ângulos e superfícies. Seu estudo inclui também a determinação de comprimentos, áreas e volumes de figuras geométricas, ou figuras de formas diversas.
A aprendizagem da Geometria Espacial pode desenvolver nos alunos a capacidade de abstração, a resolução de problemas do cotidiano e o reconhecimento de propriedades e formas geométricas.
O modelo Van Hiele (1982), apresenta a visualização como um dos níveis do pensamento geométrico. Esse modelo apresenta cinco níveis de compreensão do pensamento geométrico, sendo a visualização (nível 0), análise (nível 1), dedução informal (nível 2), dedução (nível 3) e rigor (nível 4).
A visualização é o estágio inicial onde as considerações visuais são à base do raciocínio dos alunos. Exemplificando os níveis 0 e 1, ao trabalhar com sólidos geométricos, por exemplo, estes sólidos serão reconhecidos apenas pela sua aparência, podendo ser chamados de cubos, pirâmide, cilindro, etc. Já na análise, o aluno conseguirá reconhecer elementos intrínsecos dos sólidos geométricos, estabelecendo propriedades que serão utilizadas para conceituar classes e formas.
O uso de recursos visuais no ensino da geometria espacial é importante para auxiliar o aluno a compreender melhor os conteúdos, a observar, descrever, comparar, construir, e manipular objetos que conhecidos do seu dia-a-dia.
Portanto, ao utilizar a construção e a manipulação de objetos geométricos, assim como sua contextualização, estaremos dando maior significado ao estudo da geometria espacial, desenvolvendo nos alunos a capacidade de abstração, a resolução de problemas do cotidiano, o reconhecimento de propriedades e formas geométricas que estão presentes a todo o momento no espaço em que o aluno vive.
Contudo, percebemos a necessidade de todo professor criar estratégias didáticas, métodos e recursos, que auxiliem na visualização geométrica dos alunos, facilitando dessa forma o processo de ensino e aprendizagem de geometria.

Texto com base nas seguintes leituras:

O Ensino Da Geometria Sob A Ótica Dos Van Hiele – disponível em:
Http://www.sbem.com.br/files/viii/pdf/07/2PO13912905851.pdf (Acessado em: 01/09/2011).

Visualização, Veículo Para A Educação Em Geometria – Disponível Em: http://www.spce.org.pt/sem/CC.pdf (Acessado em: 01/09/2011).

Nenhum comentário:

Postar um comentário