Gostaria de compartilhar que na última semana venho fazendo uso mais frequente de figuras geométricas para trabalhar frações com os meus alunos de 6º ano. A parte de frações equivalentes e comparação de frações rendeu bons resultados, todos entenderam bem até porque utilizaram o mesmo recurso para resolver os exercícios. Melhor ainda foi o uso de figuras geométricas para ensinar as operações com frações em especial a multiplicação.
O recurso apresentado pelos colegas no encontro do dia 20/08 referente a ensinar multiplicação de frações com o uso do Geoplano foi visto por mim como uma boa oportunidade para experimentar. Talvez isso responda um pouco se é possível que álgebra e geometria caminhem juntas no processo de ensino-aprendizagem. Acredito que para sabermos é necessario que haja experimentação sempre que houver oportunidade.
Espaço destinado aos posts dos alunos da disciplina "Perspectivas para o ensino de geometria na educação básica" da Especialização em Educação Matemática do IME/UFG. Fiquem à vontade para retomar as discussões das aulas, aprofundar os temas e iniciar novas discussões referentes ao ensino de geometria, afinal, aqui, todos somos autores. Inspirado?! Nem tanto?! Não tem problema... puxe sua cadeira, pegue seu café e comece a postar!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário