domingo, 4 de setembro de 2011

Recursos Didáticos no Ensino da Geometria

Segundo Pais (2000), os recursos didáticos envolvem uma diversidade de elementos utilizados como suporte experimental na organização do processo de ensino e de aprendizagem. Sua finalidade é servir de interface mediadora para facilitar na relação entre professor, aluno e o conhecimento em um momento preciso da elaboração do saber.
Esse tema não está desvinculado de 2 aspectos interligados: a formação de professores e as suas concepções pedagógicas. A escolha de um material pelo professor nem sempre está em sintonia com a sua fundamentação teórica. Além disso existe o problema de interesse comercial.
O uso inadequado de um recurso didático pode causar efeito contrário na proposta pedagógica inicial, trazendo transtornos para o aluno, professor e escola. De acordo com Pais (2000), a inversão didática ocorre quando o material passa a ser utilizado com a finalidade em si mesmo, e não como instrumento para aquisição de um conhecimento específico. Portanto, a de se concordar com o autor que a aquisição de materiais didáticos como uma mera complementação estrutural não é capaz de sanar as necessidades existentes para o ensino adequado da geometria.
A principal ferramenta que se faz necessária para o bom uso dos recursos didáticos no ensino da geometria é a boa formação do professor e sua formação continuada, associada ao empenho do mesmo. Como motivar o professor a partir da sua formação inicial a utilizar recursos didáticos de forma coerente e consciente?

PAIS, L.C. Uma análise do significado da utilização de recursos didáticos no ensino da geometria. Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação - Anped (2000). Camxambu.

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