quarta-feira, 14 de setembro de 2011

A Geometria deve ser ensinada desde infância?

Nas nossas discursões em sala (no curso de pós-graduação em Educação Matemática, UFG) ou na nossa prática cotidiana estamos sempre perguntando quando iniciar o ensino da geometria? A geometria dever ser iniciada nos primeiros anos escolares da criança, pois assim possibilitará aprender passo a passo os conceitos e também aprofundar no conteúdo com o decorrer dos anos de estudos.
A geometria faz parte do nosso dia a dia. Sendo assim, quanto mais cedo à criança tiver acesso a estes conhecimentos melhor será para seu desenvolvimento e aprendizagem. Com o conhecimento geométrico a criança começa a comparar: tamanho e forma, formar conceitos sobre as figuras geométricas. Pois, essas faz parte do conhecimento adquirido no mundo em que ele vive.
Para as crianças temos brinquedos pedagógicos que representam triângulo, retângulo, quadrado e outras formas geométricas, portanto a sua formação para o conhecimento da figura já começa com os próprios brinquedos. Iniciando assim o processo de ensino da geometria, pois a crianças de posse desses brinquedos já começar a conhecer e comparar e também a construir os seus próprios brinquedos, montando peças encaixando outra, trabalha semelhança, direita e esquerda..
Segundo Marcos Noé “ao nosso redor observamos inúmeras formas geométricas regulares e irregulares. A Geometria Euclidiana (ponto, reta, plano,...), até os dias atuais podemos notar as grandes transformações ocorridas na Geometria dos objetos, das casas, das artes, arquiteturas novas e arrojadas surgem desafiando todas as formas da Geometria clássica. ”.
Para ensinar geometria o professor pode começamos conceitos básicos, mostrados figuras e formas e neste momento podemos usar os próprios brinquedos pedagógicos. Mas, durante os primeiros anos do ensino fundamental o poderá usar fotografias e objetos concretos, prédios com sua arquitetura, iniciando o a 2ª fase do ensino fundamental já podemos trabalhar mediadas, perímetros áreas e volumes. Aqui já contamos com outros recursos didáticos. No concreto já temos outros objetos para identificar figuras geometrias (caixa de papel para indicar paralelepípedo, chapéu de aniversário para indicar cone, e tantos outros do nosso convívio que podem se tornar material de trabalho do professor ).
Ainda 2ª fase do ensino fundamental, já pode começar a construções de formas geométricas, pois os conceitos já estão formados, pois a criança tem visualização, observação, o conceito, propriedade conseguindo assim formar a figura e entender suas propriedades.


Referência:
Site: educador.escolabrasil.com.br/A Importância da Geometria nas Séries Iniciais. Marcos Noé

Nenhum comentário:

Postar um comentário