domingo, 4 de setembro de 2011

Alguns aspectos que mostram por que Euclides não continua

Um dos textos que trabalhamos semana passada diz que Euclides deve permanecer e até ser ensinado. No início o autor nos diz que a geometria euclidiana tem sido menos ensinada atualmente e por isso fui atrás de conteúdo que nos trouxesse uma explicação para isso.

Encontrei uma dissertação de mestrado de Maria Regina Pereira que fez um estudo de como o abandono da geometria vem sendo tratado em algumas pesquisas dos últimos 20 anos. O trabalho dela foi uma pesquisa bibliográfica em que analisa 8 pesquisas procurando as principais causas do abandono da Geometria nos últimos anos.

Em sua análise ela encontra 3 principais causas: problemas com a formação do professor, omissão da geometria em livros didáticos e lacunas deixada pelo Movimento da Matemática Moderna.

Na primeira causa a autora diz que muitos professores tiveram em sua formação o contato com os conhecimentos básicos de geometria, sendo assim não conseguem ensiná-la de modo significativo. A autora ressalta que muitos professores admitem a importância das demonstrações em geometria, mas não sabem como trabalhá-las demonstrando falhas na formação e também falta de reflexão da prática pedagógica.

Na segunda traz argumentações dizendo que os livros didáticos trazem apenas simplificações de livros mais antigos em que os conteúdos parecem não ter ligação uns com os outros, não valorizam a parte lógica e não trazem exercícios de demonstrar causando, como afirma Tommy Dreyfus, a falta de compreensão por parte dos alunos de o que seja uma demonstração. Uma consideração interessante é que essa omissão faz com que os alunos tenham contato apenas com o que o livro apresenta deixando de ter contato com um novo conhecimento de maneira livre e prazerosa.

Por fim na terceira causa aponta que com o Movimento da Matemática Moderna a geometria foi deixa de lado dando mais ênfase ao ensino de álgebra.

Espero ter contribuído um pouco sobre esse assunto e trabalho dela não é muito grande e quem quiser olhar segue o link: www.pucsp.br/pos/edmat/ma/dissertacao/maria_regina_pereira.pdf, o nome do trabalho é: Geometria escolar: uma análise dos estudos sobre o abandono de seu ensino.

Referências:

PEREIRA, M. R. 2011. “Geometria escolar: uma análise dos estudos sobre o abandono de seu ensino”. Dissertação de Mestrado. PUC – SP.

DREYFUS, T. HADAS, N. Euclides deve permanecer – e até ser ensinado. Aprendendo e ensinando geometria. São Paulo: Atual, 1994. p. 59-71.

2 comentários:

  1. Ah! Nas referencias dela tem um artigo do Lorenzato: Por que não ensinar geometria? Eu procurei para ler mas não consegui achar, se alguém conseguir me encaminhe por favor.

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  2. Muito bom este material que você nos trouxe Gabriela. Existem muitos trabalhos que tratam do Movimento da Matemática Moderna focam o espaço que o ensino de geometria ocupou nele. Geralmente, devido ao foco que o MMM tinha no ensino de matemática partindo da teoria dos conjuntos e estruturas algébricas, acredita-se que devido a isso a geometria passou a ser ignorada, mas não foi bem assim. A questão é que a geometria a partir do MMM também era trabalhada a partir de uma abordagem algébrica, mas como os professores não haviam tido contato com essa abordagem em sua época de estudantes, não sabiam como ensinar nessa perspectiva, e acabavam demonstrando resistência e consequentemente deixando por último ou trabalhando muito superficialmente o conteúdo geométrico. É um assunto muito interessante a ser estudado, e cabe refletir sobre a herança que o MMM nos deixou quanto ao ensino de geometria.

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