Discutimos muito a respeito de visualização, percepção espacial e experimentação sob a ótica de alguns autores. Mas aí vem ainda uma pergunta: é preciso visualizar para experimentar ou experimentar para visualizar? No que diz respeito ao Ensino de Geometria qual ordem prevalece? Ou essa ordem é invertida de acordo com o conteúdo que está sendo trabalhado?
Na tentativa de responder tais perguntas faz-se necessário definir os termos principais dos questionamentos "visualização" e "experimentação". Segundo Lorenzato, a experimentação é o processo do aluno se envolver com o assunto em estudo, valorizando a construção do saber ao invés do seu resultado. Já a visualização pode ser conceituada tendo em vista dois aspectos: a) a ação da visão que permite o reconhecimento de dados, condicionada a cognição humana; e b) a abstração do conhecimento anteriormente obtido.
No ensino e aprendizagem de geometria, pode-se dizer que a visualização vem primeiro nos dois aspectos acima considerados, uma vez que para experimentar é natural visualizar por meio da ação da visão. Da mesma forma, para se trabalhar por meio da experimentação um conceito a partir de um anterior é natural que ocorra a visualização de forma abstrata.
Espaço destinado aos posts dos alunos da disciplina "Perspectivas para o ensino de geometria na educação básica" da Especialização em Educação Matemática do IME/UFG. Fiquem à vontade para retomar as discussões das aulas, aprofundar os temas e iniciar novas discussões referentes ao ensino de geometria, afinal, aqui, todos somos autores. Inspirado?! Nem tanto?! Não tem problema... puxe sua cadeira, pegue seu café e comece a postar!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Ricardo, quando você fala das definições de visualização, também é baseado em Lorenzato? Qual texto do Lorenzato? Com relação à sua afirmação no último parágrafo, a conclusão é sua, do Lorenzato ou de algum outro autor? Ainda não estou convencida que a visualização vem sempre primeiro que a experimentação a partir da sua argumentação. Se a experimentação é vista enquanto processo, e a visualização na situação b) é a conclusão de uma ação (o aluno conseguiu abstrair ao fim do processo), como é possível que a visualização venha sempre antes que a experimentação?
ResponderExcluir