domingo, 11 de setembro de 2011

Recursos didáticos: uma alternativa para o ensino de Gemetria

Para justificar a necessidade de se ter a geometria na escola, o argumento de que sem estudar geometria as pessoas não desenvolvem o pensamento geométrico e/ou o raciocínio visual e, sem essa habilidade, elas dificilmente conseguiram resolver as situações que forem geometrizadas e também não poderão se utilizar para compreensão e resolução de questões de outras áreas do conhecimento, parecem bastante adequado. Segundo Lorenzato (1995, p. 5) “sem conhecer a geometria a leitura interpretativa do mundo torna-se incompleta, a comunicação das idéias fica reduzida e a visão da matemática torna-se distorcida”. (Lorenzato 1995 apud MANRIQUE s/d p.1)



Considerando a importância do ensino de geometria abre-se espaço para a discussão de como ensiná-la de maneira mais dinâmica e significativa. Existem vários estudos sobre metodologias de ensino dessa disciplina destacando-se o uso de jogos e de materiais manipuláveis. Observa-se um cuidado especial na utilização desses recursos ressaltando a habilidade do professor, as características da turma e os objetivos de uma atividade desse tipo.


A finalidade do uso de recurso didático deve ser de facilitadora na relação entre professor, aluno e o conteúdo a ser trabalhado. Ao utilizar um recurso didático o professor deve ter bem definido a intencionalidade de sua aula e planejar a sua aula prevendo algumas reações dos alunos que podem influenciar o andamento da atividade.



A proposta de trabalhar conceitos geométricos a partir do uso de dobraduras, origamis, maquetes, jogos, software e situações problemas fazendo com que os alunos busque diferentes formas de resolver uma situação, elabore conjecturas, teste-as, busque processos resolução e use a argumentação para tentar convencer os colegas (troca de experiências) é de grande importância para o processo de ensino .


Por intermédio do uso das dobraduras de papel, favorece a visualização, facilitando a associação entre conteúdos abstratos e problemáticas cotidianas, uma vez que o aluno cria estratégias para a construção das figuras.


Com base na construção de maquetes pode-se visualizar as diferentes formas geométricas presentes na construção civil, promovendo uma maior aproximação com as figuras espaciais bem como o entendimento de muitos conteúdos e fórmulas geométricas.


Os jogos matemáticos são alternativas para o desenvolvimento do raciocínio lógico, convívio em sala de aula, capacidade de interpretação e respeito a regras. Além disso, os jogos transformam o ensino aprendizagem de matemática em uma atividade prazerosa e atrativa aos alunos.


Já o uso de tecnologias para ensino de geometria, destaca-se aqui os softwares geogebra, Wingeom, Cabri-Géomètre e Régua e Compasso que, entre outras possibilidades, aprimoram a linguagem visual, instigam a investigação de propriedades matemáticas.


Através da utilização destes, e de vários outros existente, recursos didáticos pode-se trabalhar formas geométricas, figuras planas e espaciais, volumes, semelhanças e vários outros. Além da possibilidade de o próprio professor elaborar o material a ser utilizado em suas aulas, sempre buscando melhorar o processo de ensino aprendizagem. Mas o professor deve ter em mente que nenhum desses recursos por si só resolve as dificuldades dos alunos, eles são apenas uma tentativa de melhorar a aula e a relação professor aluno.




REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS



GRANDO, Regina Célia; NACARATO, Adair Mendes; GONÇALVES, Luci Mara Gotardo. Compartilhando saberes em geometria: Investigando e aprendendo com nossos alunos. Disponível em: Acesso: 09/09/2011



MANRIQUE, Ana Lúcia. A afetividade manifestada por professores participantes de um processo de formação em geometria. Disponível em: acesso em: 09/09/2011



PAIS, Luiz Carlos. Uma análise do significado da utilização de recursos didáticos no ensino da geometria. Disponível em: Acesso: 09/09/2011



RICHIT, Adriana; TOMKELSKI, Mauri Luís; RICHIT, Andriceli. Software wingeom e geometria espacial: Explorando conceitos e propriedades. Disponivel em: < http://www.limc.ufrj.br/htem4/papers/26.pdf> Acesso: 09/09/2011.




NETO, Hermínio Borges. CONSTRUINDO CONCEITOS MATEMÁTICOS COM O CABRI-GÉOMÈTRE. Disponível em: < http://www.multimeios.ufc.br/arquivos/pc/pre-print/cabri.pdf> Acesso:09/09/2011


2 comentários:

  1. Marisa, o uso do recurso didático quanto usado, (pois sabemos que existe uma certa resitência)deve contemplar a conceituação do conhecimento matemático, mais para isto deve estar pelo menos claro para o professor.

    ResponderExcluir
  2. Comentei certa vez (não sei se foi na turma de vocês, ou sabe lá deus em que turma), que um fator de resistência ao ensino de geometria pelo professor é justamente a resistência em aderir ao uso de recursos didáticos apropriados,como a Liliane comentou, o que invariavelmente acaba caindo em um ensino de geometria teórico, mecanicista e muitas vezes sem significado para o aluno. Mas por que esta resistência? Por que, ao trabalhar com um novo recurso didático (ou buscar inserir qualquer nova metodologia de ensino), o professor deve ter domínio das ferramentas (ferramentas estas que são exemplificadas pela Marisa em seu post). Podemos verificar isto em vários autores a necessidade do conhecimento por parte do professor do manuseio/uso destes recursos, como Marcelo Borba, Luis Carlos Pais, entre outros. A questão é, o recurso didático por si só (mesmo um recurso diferenciado como um software) não faz o trabalho de interação entre aluno e conhecimento matemático, isto cabe ao professor. Porém, ao inserir um recurso novo em cena, além do professor saber intermediar a relação aluno e conhecimento matemático, ainda precisa estar familiarizado com a ferramenta pois a interação ocorrerá por intermédio desta. Ou seja, aumenta a complexidade do cenário.

    ResponderExcluir