sábado, 10 de setembro de 2011

Percepção Visual X Percepção Espacial

Bom pessoal, na nossa última aula no dia 03/09 houve uma polêmica sobre o que seria percepção espacial e percepção visual citadas por Jonh J. Del Grande em seu texto Percepção espacial e geometria primária.

Em seu texto o autor parece usar as duas coisas como sinônimas, mas ao procurar algumas referências achei, na Wikipédia, uma definição parecida com a utilizada por Grande sobre o que é percepção para a psicologia, neurociências e ciências cognitivas: “percepção é a função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais, a partir de histórico de vivências passadas. Através da percepção um indivíduo organiza e interpreta as suas impressões sensoriais para atribuir significado ao seu meio”. Na mesma fonte de pesquisa encontrei 7 tipos de percepções, dentre eles a percepção visual e a percepção espacial.

Continuei procurando e encontrei a apresentação da professora Karina Pereira denominada introdução a psicomotricidade em que diferencia percepção visual da espacial.

Em sua apresentação pautada em Mendes e Fonseca,1988; Manhães 2004 ela apresenta os conceitos da psicomotricidade definindo percepção como processo de organização e interpretação dos estímulos obtidos por meio dos órgãos dos sentidos e também apresenta 6 tipos de percepções mostrando suas características.

Segundo a professora a percepção visual é responsável pela identificação, organização e interpretação dos estímulos sensoriais captados pela visão, já a percepção espacial é responsável pela percepção de dois ou mais objetos entre si, a posição e direção espacial e semelhança e diferença.

Sendo assim, os tipos de percepção utilizados pelo autor se relacionam, mas talvez não sejam sinônimos, mas como vimos no texto de Grande auxiliam na aprendizagem de geometria.

Referências:

PEREIRA, K. Introdução a psicomotricidade. Disponível em: http://www.slideshare.net/mariosouzza/introduo-psicomotricidade-unesp, acesso em 10/09/2001.

Wikipédia: a enciclopédia livre. Perceção. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Percepção, acesso em 10/09/2011.


2 comentários:

  1. Muito bom Gabriela. Então, se formos nos pautar nos autores que você nos trouxe, consideraremos percepção visual e percepção espacial como elementos distintos. Claro, tudo é uma questão de referencial! ^^

    ResponderExcluir
  2. Realmente, professora. E no caso em que eu trouxe os autores são da área de psicologia, talvez no caso do autor que lemos para a aula elas sejam sinônimas. Trouxe essa contribuição porque lembro que houve uma polêmica nessa parte de percepção visual e percepção espacial. Isso é igual à definição de material concreto, dá uma discussão grande.

    ResponderExcluir