Vive-se em meio a dúvidas
Dicotomias
Álgebra vs Geometria
Cotidiano vs Contextualizado
Trapézio vs Paralelogramo
O pêndulo continua a oscilar...
O trapézio
também!
Preso no firmamento
No picadeiro acadêmico
Rouba a atenção do público
Que não se empolga com os palhaços
Tudo é trapézio
O trapézio trapaceia
Tropeçando em suas definições
E o-s-c-i-l-a-ç-õ-e-s
O paralelogramo?
Sem identidade e forma
Se iguala aos demais
É tudo trapézio!
Sandices...
Metamorfoseado em palhaço
Pela literatura litúrgica-matemática
O trapezista não sabe
Não se percebe... Indefinido
[sem graça]
[sem nexo]
Baseado em Leituras dos Artigos enviados pela Professora Mestre Rafaela Rabelo e discussões em sala de aula
Antes de críticas acerca da falta de fundamentação teórica explicito que não me interessei a ater à discussões teóricas já que as mesmas já foram feitas em boa medita (e muito bem feitas) pelos outros colegas nos "posts" anteriores... Meu interesse foi explicitar a confusão que essas dicotomias geram na nossa mente nos levando á uma falta de consenso... Através da livre expressão exponho meus sentimentos e opiniões!
ResponderExcluirNo mínimo original ^^
ResponderExcluirEm sala de aula, este é um exemplo de um tipo de atividade que pode ser desenvolvida, aliando matemática e produção escrita. Por meio de relatórios, contos, poesias e mesmo histórias em quadrinhos, os alunos podem expressar a compreensão do conteúdo matemático/geométrico, fugindo da figura da prova, e se expressando por meio de ferramentas avaliativas diferentes. Além de possibilitar ao professor verificar o desenvolvimento do aluno, possibilita ao aluno desenvolver a escrita e mesmo a linguagem matemática. Para quem tiver interesse em aprofundar na temática leitura/interpretação/escrita em matemática, há alguns autores como Katia Stocco Smole, Nilson José Machado,Adair Mendes Nacarato, para citar alguns.
Que legal Doug Adorei!!! Isso resume bem o que passa na nossa mente com tantas discussões sobre pêndulos e geometria... e tudo! Muito Bom!!!
ResponderExcluir