sexta-feira, 2 de setembro de 2011

O ENSINO DA GEOMETRIA NAS SÉRIES INICIAIS: A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA 4ª SÉRIE E O PONTO DE VISTA DOS PROFESSORES

Todos nós alunos sabemos da importância que a Geometria apresenta e também do descaso que vem sofrendo no decorrer dos anos. Recentemente foi lida uma pesquisa e gostaria de compartilhar com vocês meus amigos, futuros especialistas.
A pesquisa foi desenvolvida depois que professores dos municípios do Rio de Janeiro (RJ) e Campo Grande (MS) perceberam uma resistência dos professores em se abordar o conteúdo de Geometria dentro de sala de aula. E perceberam ainda que os alunos depois que cursaram as primeiras quatro séries do Ensino Fundamental ainda confundiam nomes de figuras planas e figuras não-planas.
Nessa perspectiva surgiram alguns questionamentos: estariam às crianças apenas confundindo a nomenclatura das figuras geométricas ou, as trocas dos nomes decorrem das dificuldades que possuem em diferenciá-las? Haveria relação entre as possíveis dificuldades dos alunos e as restrições dos professores no que se refere ao ensino de Geometria?
O ambiente da pesquisa foi composto por alunos que cursam a 4ª série do Ensino Fundamental e seus respectivos professores de primeira à quarta série do Ensino Fundamental de três escolas distintas, sendo a primeira municipal, a segunda estadual e a terceira particular.
Aos alunos foram aplicados alguns testes envolvendo a diferenciação de figuras planas de figuras não-planas. O resultado foi que mais da metade dos alunos não sabiam essa diferenciação e então gostariam de saber o motivo dessas dificuldades.
Alguns motivos que poderiam responder a pergunta das dificuldades apresentadas pelos alunos seriam pela trajetória escolar ou formação superior ou continuada dos professores. Fala de alguns dos professores da rede de ensino:
“eu lembro assim, que agente aprendia o que era quadrado, retângulo...essas coisas (pausa) figuras. Sempre tive muita dificuldade em Matemática de maneira geral, até hoje (risos), mas ainda bem eu que dou aula para 2ª série, porque daí eu não preciso disso...”
“ele usava o quadro, passava ali...concreto que é bom a gente não tinha pra poder ficar mais fácil, porque isso a gente sabe que funciona...e só. As figuras eram apresentadas pros alunos: calcule o lado do quadrado, do retângulo (gesticulou e mudou a entonação como se estivesse imitando seu professor) e só.”
“era sempre assim: o dia do compasso: Aquela tortura, o compasso não ficava direito...(gestos) impossível de fazer com perfeição. Ele usava transferidor, caderno de artes. Ele desenhava e mostrava: Olha, isso aqui é um quadrado, isso daqui é um retângulo (gestos). Dava o conceito, mostrava a figura e a gente tinha que ir memorizando...”
A conclusão dessa pesquisa foi que são vários os fatores para que os professores abandonem o ensino da Geometria nas séries iniciais: dificuldade de aprendizagem nas séries iniciais, a maioria justificou que o ensino de Geometria não está presente no ensino superior e que também não participaram de formação continuada que abordasse o ensino de Geometria.
Infelizmente a pesquisa não apresenta em que ano foi realizada, mas é recente devido o fato de seus referenciais teóricos serem também recentes.
A pesquisa é recente, os nossos alunos estão saindo das primeiras séries iniciais sem os conceitos corretos de Geometria, isso pode ser um indício de que daqui alguns anos o ensino da Geometria pode ser extinta? Como esses alunos chegarão às outras séries com uma visão errônea de certos conceitos geométricos? Como solucionar esse problema que é bastante complexo?
Através dos textos abordados na disciplina vejo que o ensino da Geometria é importante, não somente para aprender sobre formas geométricas, sólidos, ângulos, mas também estimula o raciocínio, a fazer conjecturas, interpretações, discussões, fazendo do individuo um ser independente e critico.
A solução desse problema que não é nada pequeno caberá na conscientização de cada professor de que o ensino da Geometria é importante e que não pode ser deixado de lado, e para isso, se apresenta dificuldade para ministrar os conceitos geométricos, procurar cursos continuados que possa ajudá-lo a compreender melhor esses conceitos, conversar com outros professores, buscar ajuda não significa que você não sabe e sim que está tentando melhorar o seu ensino.
Você, aluno da especialização como tentaria resolver este problema? Quais seriam suas sugestões?






4 comentários:

  1. http://www.ufrrj.br/emanped/paginas/conteudo_producoes/docs_28/ensino.pdf

    Esqueci de colocar a referencia...rsrsr...

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  2. Você faz uma boa releitura do artigo, trazendo os principais pontos, de forma que quem se interessar poderá consultar o artigo original. Ainda assim maior cuidado, pois o parágrafo que começa na linha 16 ficou idêntico ao artigo. Citação é coisa séria....

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  3. Este artigo foi publicado na 28ª ANPED, em 2005. Creio que a pesquisa seja de 2003/2004,já que as publicações referentes a ela datam de 2005. Ou seja, podemos considerar algo recente.

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  4. A educação, vista a partir da perspectiva do processo de ensino e aprendizagem, remete não somente à análise do desempenho/desenvolvimento do aluno, mas também do professor em relação à sua prática. Este artigo nos possibilita refletir justamente sobre isso. Afinal,se de um lado está um aluno com dificuldades de aprendizagem ou que apresenta compreensões equivocadas, do outro está um professor que pode (ou não) estar colaborando para tal situação, muitas vezes sem ter consciência disto. Aqui entra a questão da importância de se investigar a própria prática, tema este tão bem abordado por João Pedro da Ponte, ou a figura do professor pesquisador, discutida por Pedro Demo.

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