sábado, 24 de setembro de 2011

A experimentação é realmente a melhor maneira de se conseguir aprendizagem com significado?

Bom pessoal um pouco intrigada com essa questão e acreditando que a experimentação não seja a melhor maneira e sim uma das maneiras fui atrás de materiais que me dessem apoio no que vou falar.

Nessa busca encontrei alguns artigos que tratam do uso de material manipulável ou também chamado de material concreto por alguns autores, que nossa amiga Siely citou dizendo que podem ser utilizados para “auxiliar e facilitar o processo de aprendizagem dos alunos em geometria”.

Acredita-se que esses materiais podem auxiliar na aprendizagem não apenas de geometria, mas de vários conceitos matemáticos e que vem sendo utilizado desde o século passado como afirmam Lopes e Araújo (2007). Eles também afirmam que o material manipulável “permite que o aluno elabore sua própria aprendizagem, participe ativamente nas aulas, além de tornar, na maioria das vezes, o ensino dessa disciplina mais motivador.” Algo bem parecido com o que o texto sobre experimentação traz, “a experimentação é um processo que permite ao aluno se envolver com o assunto em estudo, participar das descobertas e socializar-se com os colegas” (LORENZATO 2006).

Mas é importante também a forma como tais instrumentos são utilizados pelo professor, pois o material por si não acarretará aprendizagem, como se fosse um instrumento mágico, segundo Araújo (2004 apud LOPES, ARAUJO 2007) “o professor deve considerar que o objetivo a ser atingido não está no material em si, mas nas ações que são desenvolvidas através dele, isto é, no modo como o mesmo será explorado”. Nacarato (2004-2005) também faz um alerta sobre o uso indevido desses materiais, ele diz que o professor deve tomar cuidado para não cair na ‘inversão didática’ que segundo Pais (2002 apud NACARATO 2004-2005) “ocorre quando o material passa a ser utilizado como uma finalidade em si mesmo em vez de ser um instrumento para a aquisição de um conhecimento específico”.

Segundo Ferreira, Sanches, Cardoso, Vecchi (2010) além dos materiais manipuláveis outros recursos vêm sendo inseridos nas salas de aula como facilitador da aprendizagem em matemática como resolução de problemas e modelagem matemática.

Dessa maneira, como disse anteriormente, a meu ver a experimentação é uma boa maneira de se promover aprendizagem com significado, mas não é a única, existem outras e nesse pequeno texto alguns exemplos que podem auxiliar na aprendizagem de conceitos matemáticos, desde que seja utilizado de maneira correta pelo professor.

Referências:

FEREIRA, C.C., et al. O uso de materiais manipuláveis em aulas de matemática. Ponta Grossa: 2010.

LOPES, G. A., ARAUJO, E. A. O Laboratório de Ensino de Matemática: Implicações na Formação de Professores. Zetetiké, Campinas, v.15, n. 27, p.57-69, jan./jun. 2007.

NACARATO, A. M. Eu trabalho primeiro no concreto. Revista de Educação Matemática, São Paulo, ano 9, n. 9-10, (2004-2005), p.1-6.

3 comentários:

  1. Gabriela, pensei que o Luis Adolfo que fosse tocar nesse assunto, da "experimentação ser a melhor maneira". Pelo jeito ele não foi o único que ficou incomodado he he. Você traz vários elementos que destacam a potencialidade dos materiais concretos (principalmente se falando em geometria). Uma crítica que existe é que o aluno pode ficar preso ao concreto, e que este tipo de material não permite chegar (e mesmo pode impedir) de se abstrair o conceito. Você achou algo neste sentido? Afinal, é importante conhecermos as críticas para podermos refutá-las (a monografia de vocês que o diga! ^^). Outro ponto é o seguinte. Ao ler o seu post, fiquei me questionando: ao se adotar o material concreto de forma a explorá-lo adequadamente, não estaríamos recorrendo à experimentação? Fica a questão ^^

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  2. Bom professora, primeiramente quero dizer que gostei muito desse livro ele traz várias formas acessíveis de se trabalhar matemática na sala de aula. Quando lemos o texto comentei com o Luis Adolfo que tinha achado forte o jeito como essa frase tinha sido trazida e ele também me disse a mesma coisa. Mas, pensando pelo lado que a senhora falou ao utilizarmos materiais concretos de maneira correta também estamos realizando a experimentação. Daí, fui procurar outros recursos: pensei em resolução de problemas, esse nem se fala neh, usa muita experimentação. Pensei em softwares matemáticos, esses também utilizam. Só não consegui identificar onde a experimentação entra ao utilizarmos atividades lúdicas, ou jogos. Ah, tem a parte que o Luis quer pesquisar: Histórias em Quadrinhos, nesse caso também não sei se utilizamos da experimentação, não achei nada que fala sobre isso. No entanto, rs, a maioria dos recursos didáticos que podemos utilizar inclui a experimentação. Quanto às críticas aos materiais concretos, no artigo do Nacarato existem algumas dizendo que muitos professores dizem utilizar esse recurso, mas nem sabem o que vem a ser material concreto. Que em muitos casos há uma distancia entre o material e o conceito que se quer trabalhar. Quanto a ser um obstáculo por dificultar a abstração não achei nada a respeito, nesse artigo Nacarato diz que esses materiais podem ajudar no processo de visualização em geometria. Ele acrescenta ainda que qualquer material explorado de maneira inadequada não trará benefícios para a aprendiagem.

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