sábado, 1 de outubro de 2011

Uso de recursos didáticos para o ensino de Geometria...

Olá pessoal, tudo bem? O meu texto de hoje apresenta uma inquietação particular. Acabei de sair de mais uma atividade do Clube da Matemática. Usei uma proposta lúdica na qual os alunos em grupo foram instigados a elaborar uma estratégia para atravessar uma trilha. O trabalho foi incrível, os alunos participaram bastante e o melhor: usaram a matemática como ferramenta. Os alunos viram a matemática, os cálculos e a álgebra como instrumento para alcançar o que eles julgavam ser o principal objetivo: fazer a trilha.

Voltei para casa pensando: Porque dessa forma foi tão fácil? Será que os recursos (jogos, ludicidade, materiais concretos e etc.) têm todo esse poder “motivador e facilitador”?

Os recursos didáticos envolvem uma diversidade de elementos utilizados como suporte experimental na organização do processo de ensino e de aprendizagem.” (Luiz Pais)

A partir daí retomei minhas reflexões a respeito da utilização de recursos para o ensino de Matemática e principalmente Geometria. Temos que lembrar que atividades lúdicas requerem todo um preparo e espaço para serem realizadas. Senão, acabamos caindo no “jogo pelo jogo”, desprovido de sentido. Além disso, o professor acaba se “desdobrando” durante todo o percurso; desde o preparo (objetivos, materiais, etc.), execução (professor como orientador da atividade) até chegar à avaliação (da atividade, dos alunos, da própria prática, dos erros e etc.).

Enfim, utilizar materiais didáticos para o ensino de geometria requer uma reflexão pedagógica constante, pois o interessante é que o professor consiga associar a utilização de materiais pedagógicos à criação de situações que gerem aprendizagem significativa para os alunos.

Bibliografia

GRANDO, Regina C - O Jogo e suas possibilidades Metodológicas no Processo de Ensino-Aprendizagem da Matemática – Campinas, São Paulo, 1995.

GRANDO, Regina C – O Conhecimento Matemático e o uso de Jogos na sala de aula – Campinas, São Paulo, 2001.

PAIS. Luiz C. Uma análise do significado da utilização de recursos didáticos no ensino da geometria. www.anped.org.br/reunioes/23/textos/1919t.pdf (acessado em 29/09/2011).

2 comentários:

  1. Ludmilla, você traz uma reflexão interessante, mas quando ela começa a ficar boa... você finaliza sua postagem. Você poderia ter problematizado mais, inclusive aproveitando mais os referenciais que você cita no final, mas que aparecem pouco no corpo do texto. Já que o seu foco nesta postagem foi o uso de recursos didáticos, especificamente de jogos, você poderia aprofundar um pouco mais sobre o ensino de geometria por meio de jogos e/ou atividades lúdicas.

    ResponderExcluir
  2. Eu também acho professora, na verdade, eu estava um tanto apressadinha, mas vou me organizar aqui e refletir com mais tempo. Problematizar mais.

    ResponderExcluir