segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Geometria como ensinar?

‘A educação não precisa de reforma, mas de uma revolução. A educação do futuro precisa formar pensadores, empreendedores, sonhadores, líderes não apenas do mundo em que estamos, mas do mundo que somos’. (CURY pg. 153:2003).
Diante das mudanças sociais e tecnológicas verificadas recentemente, a escola precisa transformar o processo ensino-aprendizagem, visando atender às novas demandas que lhe são apresentadas. As transformações no mundo são muitas, de forma que o trabalho dos professores também deve evoluir, até porque o papel desses profissionais já corresponde àquele desempenho no passado. Atualmente, vivemos em uma sociedade na qual a informação se dissemina com uma grande velocidade por meio, por exemplo, de jornais resistas, televisão e Internet, (conhecimento da chamada cibercultura), exigindo do professor uma capacidade de adaptação permanente às novas transformações sócias.
As mudanças na escola são necessárias e devem ser acompanhadas para que se saiba o rumo que estão tomando e os impactos que podem apresentar sobre a aprendizagem dos alunos.
A realidade da escola também nem sempre é favorável para a mudança no avanço da tecnologia, pois existem escolas públicas que não oferecem nem mesmo quadro negro e giz.
A diferença social ainda é uma realidade que afeta toda a sociedade brasileira e até mesmo mundial.
O professor por sua vez deve ser preparado não só para a mudança é acompanhar a evolução tecnológica, mas para trabalhar com a situação precária em que se encontra o sistema de educacional brasileiro.
A escola deve desempenhar sua função social, ela precisa desenvolver o seu trabalho de forma que sejam eliminados as diferenças sociais, o preconceito e todas as formas de exclusão, independente de ser uma escola informatizada ou não, uma escola bem estruturada fisicamente ou não. O sistema de ensino, o professor deve investir no desenvolvimento pleno do aluno e na sua formação cidadã, crítica e atuante são algumas das grandes mudanças que desejamos que ocorram na educação no Brasil.
O professor deve ser preparado para usar a criatividade, ser inovador e trabalhar com muito amor. Assim o processo de ensino-aprendizagem com certeza terá um maior êxito.
No processo de ensino aprendizagem de geometria, por exemplo, a nova tecnologia contou com muitos softwares bons para trabalhar. Porém, ainda temos recursos tecnólogos para usar esses softwares. Portanto, os profissionais de educação ficam limitados a poucos recursos.
Mas, com criatividade a geometria pode ser ensinado com variedade e usado recurso que temos acesso no dia a dia. Na natureza, por exemplo, temos várias coisas que representar figuras o formas.
Segundo Cavalcante (2006) nos favos de mel observaram formas que lembram os hexágonos, unindo as pontas da estrela-do-mar, obtemos pentágono, no casco, nas nadadeiras e até na cabeça dessa tartaruga marinha existem várias figuras que lembram polígonos, no abacaxi, se contornarmos as Saliências de sua casca, é possível encontramos formas semelhantes a polígonos.
Outros recursos usados são alguns objetos, objetos esses que forma mostrados na última aula de disciplina perspectivas para o ensino de Geometria na educação básica todos os trabalhos apresentados demostrou que não precisa de muito material, ou tecnologia para ensinar os conceitos geométricos e as propriedades de cada figura forma geométrica. Foram feitos trabalhos muitos interessantes e com certeza novas ideias foram sugeridas para nos usarmos na nossa prática diária.


Referências:
CALVALCANTE, Luiz G., SOSSO, Juliana,VIEIRA, Fábio, POLI, Ednéia. Para saber Matemática – 5ª série, Saraiva S.A.- Liveiros,São, 2006

CURY, Augusto Jorge, Pais Brilhantes, Professores Fascinantes, Rio Janeiro: Sextante, 2003.

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