segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Reflexão sobre os posts...

        Analisando os posts já feitos desde a abertura do blog até ontem percebe-se a relevância de analisar a cerca do conteúdo dos mesmos. Escrever não é algo fácil... Não é pra qualquer um! Mas todos os "especializandos" mostraram competência no desenvolvimento da disciplina para se posicionarem e refletirem a respeito da disciplina e tópicos abordados durante ela.
        Os primeiros posts forma um pouco tímidos e até mesmo repetitivos, mas cada autor expressou sua opinião de forma clara e demonstrou a aquisição da criticidade, indispensável a qualquer estudante de pós-graduação. Entretanto, a fundamentação teórica dos posts ainda era um pouco pobre... As citações eram raras e o que mais prevalecia era a opinião dos autores baseada nas discussões da aula.
    A medida que as semanas foram passando essa realidade foi se transformando. Alguns autores passaram a incorporar citações dos textos abordados nas aulas e até mesmo outras fontes teóricas. Também, os argumentos (consequência das referências teóricas) foram se tornando mais fortes. Isso revela a autonomia de todos em geral e a capacidade de articular vários autores culminando na construção de um argumento sólido, livre do senso comum.
         Portanto, percebemos que o blog foi um importante instrumento didático apesar de ocupar nosso tempo e deixar vários "especializandos" intrigados! O blog permitiu-nos expressar nossas opiniões e desenvolvermos nossa escrita de forma crítica e fundamentada. Além disso a reflexão favoreceu para melhor aquisição dos conceitos discutidos em sala de aula e esclarecimento de algumas definições em aberto. Assim se finda a disciplina... deixando suas marcas em cada um!

2 comentários:

  1. Olá Douglas. Gostei da sua reflexão. De fato, o processo de criação no blog não é fácil, mas é rico, visto que ao se tornar autor de seus próprios textos ao sintetizar, refletir, questionar, etc, e não um mero "reprodutor" (ctrl+c/ctrl+v) você atua de forma direta na construção do conhecimento. Mas esta atividade no blog é apenas uma pequena amostra (diria mesmo que aquecimento) para o que vem pela frente, que é a monografia.

    Aproveitando a deixa, e já que você estava falando que estava pouco inspirado, por que você não fala um pouco sobre a relevância que a leitura/escrita podem assumir no ensino e aprendizagem da geometria? Fica a dica.

    ResponderExcluir