segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Contextualização de novo?

Durante nossas aulas tivemos a discussão o que vem a ser contextualização.
Gostaria de começar pelo que temos no PCN (2000, p.43)
“ O critério central é o da contextualização e da interdisciplinaridade, ou seja, é o potencial de um tema permitir conexões entre diversos conceitos matemáticos e entre diferentes formas de pensamento matemático, ou, ainda a relevância cultural do tema, tanto no que diz respeito às suas aplicações dentro ou fora da Matemática, como à sua importância histórica no desenvolvimento da própria ciência”
Neste texto a contextualização passa a ser assumida “como um eixo organizador do chamado novo ensino médio.”, conforme Barbosa (2004, p. 2). Na leitura do artigo de Barbosa(2004) fica evidenciado que quando falamos em contextualização fica a compreensão de que a matemática é construída em um mundo exterior e temos a necessidade de fazermos relações com situação do dia-a-dia ou outras ciências. Lannes (2003) citador por Barbosa(2004) diz que a matemática é produzida e legitimada por uma comunidade matemática, esta por sua vez possui padrões para validar ou não.
Dessa forma, Barbosa(2004, p.2) argumenta que a matemática é constituída em um contexto, pela qual, suas afirmações se mantêm e se ajustam.
O autor defende, que o termo contextualização vem sendo utilizado de forma indevida, compreendendo que a matemática ensinada possuí um contexto, por isso não é necessário reivindicar o ensino de matemática contextualizado. Barbosa(2004) levanta outras questões: Qual é o contexto? Quais contextos desejamos?
Skovsmose(2000) apresenta três contexto em que a matemática é apresenta nas escolas:
• Matemática pura
• Semi-realidade
• Realidade
Nessa separação de Skovsmose(2000) fica mais questionamentos o que realidade em matemática pois, a matemática também é considerada realidade.
Fica aqui mais algumas considerações de alguns autores, para refletirmos o que vamos considerar como contextualização e também saber nos posicionar frente aos modismo.

Referências:
BARBOSA, J. C. A “contextualização” e a Modelagem na educação matemática do ensino médio. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, 8., 2004, Recife. Anais. Recife: SBEM, 2004 CD-ROM.
SKOVSMOSE, O. Cenários de investigação. Bolema – Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, n.14, p. 66-91, 2000.
BRASIL. Ministério da Educação, Secretária de Educação Média e Tecnológica. PCN+: ensino médio. Orientação educacionais complementares ao Parâmetros curriculares Nacionais para o ensino médio. Brasília: Ministério da Educação. 2002.

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