Dentre muitas abordagens
relevantes para o ensino de Geometria que tivemos nesta disciplina, uma insiste
em ser pontual para que efetivamente a formação inicial dos alunos seja eficaz,
é o ensino de matemática na 1º fase do Ensino Fundamental onde os professores
não têm uma formação específica em matemática.
A revista Nova Escola traz em
suas páginas uma séria discussão para o ensino de matemática onde o estudioso
do Instituto de Educação em Matemática da Universidade da Georgia Jeremy Kilpatric onde ele afirma que “para
melhorar o quadro, não é necessário mais investir em recursos, mas aprimorar os
programas de formação” e dessa forma percebo que este é um caminho acertado a
seguir, a exemplo do que acontece na Rede de Ensino Municipal de Goiânia como
já citado por várias vezes em nossas plenárias onde se tem uma formação
continuada para seus professores que atuam nesta fase do conhecimento.
O modelo Van Hiele para esse
momento da aprendizagem perpassa ao menos os três primeiros níveis: visualização,
análise e dedução informal e pensando na modelagem matemática vejo a
necessidade de trazer essa reflexão de fases do pensamento geométrico
concomitante a fase de aprendizagem do Ensino Fundamental.
Portanto, insisto que devemos
trilhar o caminho do saber mais sobre o ensino de matemática para que possamos
contribuir positivamente com a inversão desse cenário, especializar em Educação
Matemática nos compromete a agregar a nossa prática competências básicas na
disseminação de uma Educação Matemática de maneira estrutural.
Segue um link de uma coletânea da
Revista Nova Escola http://revistaescola.abril.com.br/geometria/
elencando uma longa discussão do Ensino de Geometria fazendo votos que não seja
o suficiente e que seja propositivo na busca de uma ampliação do “saber
geométrico”.
Fonte:
LINDQUIST, M. M. ; SHULTE, A. P.
Aprendendo e ensinando geometria. Ed. Atual.
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