segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Formação de Professores para o ensino da Geometria


Dentre muitas abordagens relevantes para o ensino de Geometria que tivemos nesta disciplina, uma insiste em ser pontual para que efetivamente a formação inicial dos alunos seja eficaz, é o ensino de matemática na 1º fase do Ensino Fundamental onde os professores não têm uma formação específica em matemática.
A revista Nova Escola traz em suas páginas uma séria discussão para o ensino de matemática onde o estudioso do Instituto de Educação em Matemática da Universidade da Georgia  Jeremy Kilpatric onde ele afirma que “para melhorar o quadro, não é necessário mais investir em recursos, mas aprimorar os programas de formação” e dessa forma percebo que este é um caminho acertado a seguir, a exemplo do que acontece na Rede de Ensino Municipal de Goiânia como já citado por várias vezes em nossas plenárias onde se tem uma formação continuada para seus professores que atuam nesta fase do conhecimento.
O modelo Van Hiele para esse momento da aprendizagem perpassa ao menos os três primeiros níveis: visualização, análise e dedução informal e pensando na modelagem matemática vejo a necessidade de trazer essa reflexão de fases do pensamento geométrico concomitante a fase de aprendizagem do Ensino Fundamental.
Portanto, insisto que devemos trilhar o caminho do saber mais sobre o ensino de matemática para que possamos contribuir positivamente com a inversão desse cenário, especializar em Educação Matemática nos compromete a agregar a nossa prática competências básicas na disseminação de uma Educação Matemática de maneira estrutural.
Segue um link de uma coletânea da Revista Nova Escola http://revistaescola.abril.com.br/geometria/ elencando uma longa discussão do Ensino de Geometria fazendo votos que não seja o suficiente e que seja propositivo na busca de uma ampliação do “saber geométrico”.

Fonte:
LINDQUIST, M. M. ; SHULTE, A. P. Aprendendo e ensinando geometria. Ed. Atual.

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