terça-feira, 30 de agosto de 2011

O modelo de Van Hile na prática

Bom pessoal, depois da aula de sábado e conhecendo um pouco mais sobre o modelo Van Hile sempre fica um pensamento do tipo: "será que isso funciona de verdade ou é apenas teoria?"
Semana passada trabalhei perímetro com meus alunos e no fim de semana quando fui planejar minha aula pensei: "Por que não aplicar o modelo de Van Hile?". Fui em frente e apliquei a sugestão de aula que o meu grupo deu sobre perímetro, mas com a minha turma comecei do nível da visualização, percebi que meus alunos tiveram dificuldade para perceber o perímetro como contorno da figura geométrica, mas com direcionamento foram chegando a essa conclusão.
Trabalhei o nível da análise em que percebemos o perímetro como a medida do contorno das figuras geométricas , nesse nível os alunos mediram todos os lados das figuras, mas alguns já estavam no nível da dedução informal, pois perceberam que em um quadrado, por exemplo, não era necessário medir todos os lados. Tudo isso passando as fases de aprendizado apresentado pelo modelo.
Depois desse trabalho com os alunos eles resolveram atividades que envolviam o cálculo do perímetro em malhas quadriculadas e percebi que grande parte da turma não teve dificuldade em fazer as atividades. Isso veio para responder a pergunta que tinha me feito anteriormente: pelo menos com essa turma o uso do modelo trouxe mais aprendizagem do que a aula expositiva.
Fiquei empolgada agora gente!!! E aconselho outros colegas a tentarem também.

4 comentários:

  1. Também fiquei me perguntando se o modelo realmente funciona na prática, mas ainda não tive a oportunidade de trabalha-lo. Muito bom saber que ele realmente é aplicável para a nossa realidade.

    ResponderExcluir
  2. Gabriela, a visualização desse conceito de perímetro também tive um experiência e considero satisfatória. Considero esse modelo uma ótima oportunidade de tentar novas estratégias.

    ResponderExcluir
  3. Nossa Liliane, gostei de ter aplicado o modelo principalmente porque não conhecia e depois dessa experiêcia vou tentar novas estratégias para ver se funciona. O melhor é escutar os meninos dizendo que a aula foi legal, que gostaram de trabalhar daquele jeito. Você trabalhou o modelo quando?

    ResponderExcluir
  4. Gabriela, essa atividade foi realizada no ano passado, mas não tinha um bom entendimento sobre o modelo. Agora, com as leituras e discussões das aulas penso que compreendi melhor.

    ResponderExcluir