quarta-feira, 17 de agosto de 2011

ALGUNS ASPECTOS HISTÓRICOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA

A Europa vive no século XV o período das grandes navegações.É nesse período que chega ao Brasil o domínio da Metrópole sobre a Colônia.Os primeiros educadores dessa gente eram os jesuítas. O ensino que os padres jesuítas ministravam eram completamente diferente da realidade na Colônia. Os padres acabavam ministrando, em princípio, educação elementar para a população índia e branca em geral ( salvo as mulheres), educação média para os homens da classe dominante, parte da qual continuou nos colégios preparando-se para o ingresso na classe sacerdotal, e educação superior religiosa só para esta última. À parte da população escolar que não seguia a carreira eclesiástica encaminhava-se para a Europa, a fim de completar os estudos, principalmente na Universidade de Coimbra, de onde deviam voltar letrados.Quando os jesuítas foram expulsos e a colônia ficou sem nenhum sistema organizado de ensino. De vez em quando, chegavam professores da Metrópole e ministravam cursos avulsos. Dentre esses cursos observamos a proposta de um curso de álgebra, segundo uma carta régia de 1799 que é uma das primeiras históricas sobre o ensino de matemática no Brasil.Inicia-se a criação do ensino superior com D.João VI,com a criação do Colégio Pedro II estabeleceu-se um currículo com o ensino da aritmética, álgebra, geometria e trigonometria,com a criação deste currículo surgiu-se a possibilidade de consultar textos didáticos para estas disciplinas, traduzidos da língua francesa.O ensino da matemática continuou a ser ministrado quase que nos mesmos padrões do Império. A aritmética e álgebra eram desenvolvidas de forma mecânica uma sucessão de regras e fórmulas não justificadas, com ênfase em aspectos práticos, embora essa preocupação utilitária se manifestasse em problemas absurdamente artificiais. A geometria, por outro lado, era justificada e ensinada de forma dedutiva; era valorizada pelas classes dominantes porque ensinava a pensar. As escolas da elite jamais prescindiam da geometria; as poucas escolas profissionalizantes ( escolas de comércio, por exemplo) importavam-se menos com ela. Convém notar, porém que mesmo, sendo dedutiva, a geometria acabava-se se convertendo em sucessão das regras arbitrárias para a maioria dos alunos, pois estes não compreendiam as deduções.

REFERÊNCIA: artigo: “Aspecto histórico no ensino da matemática”, autora:Maria Ilone Moreira

2 comentários:

  1. O ínicio da álgebra e geometria.Leiam e cometem.

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  2. A postagem traz elementos interessantes, no entanto vários trechos estão idênticos ao texto original.

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