segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Álgebra e Geometria: Aspectos e Contextos

A partir da leitura do artigo e as discussões realizadas na última aula, percebo a necessidade de olharmos, por um espectro mais amplo, os aspectos presentes no processo ensino-aprendizagem que, a meu ver, refletem essas oscilações da álgebra e geometria que lemos no texto. Naturalmente, o professor que não reconhece as especificidades e o papel dessas duas importantes áreas na história do pensamento científico e matemático, não saberá analisar e discutir propostas pedagógicas que melhor conduzam o ensino de álgebra e geometria na sua totalidade e de forma imparcial. Neste caso, considero que cada contexto escolar possui seus aspectos sócio-culturais, políticos, didático-pedagógicos, além de argumentos e justificativas que vão de encontro com as possibilidades de transformação do processo ensino-aprendizagem, sobretudo a formação profissional. Segundo Knijnik (et al.,2004), partindo dos seus conhecimentos e suas experiências que o professor (re)interpretará e reflexionará sobre as situações e práticas sociais inerentes a elas. Neste sentido, torna-se também relevante ter uma sólida base de conhecimentos matemáticos e também consistentes concepções didático-pedagógicas, que não ignore a realidade e os diversos contextos em que a geometria e a álgebra estão inseridas, mas compreenda que suas relações, aproximações e conexões com os saberes científicos, escolares e cotidianos podem promover novos caminhos no processo ensino-aprendizagem.

Referência: KNIJNIK, Gelsa; WANDERER, Fernanda; OLIVEIRA, José (orgs) – Etnomatemática: currículo e formação de professores, Santa Cruz do Sul, 2004.

Um comentário:

  1. Pensando em aspectos sócio-culturais, que você cita em sua postagem, nos remete aos conhecimentos prévios do aluno. Seguindo nesta linha, podemos inclusive levar a discussão para o âmbito da etnomatemática, como a referência que você traz, a Gelsa Knijnik. Como seria o conhecimento geométrico discutido à luz da etnomatemática?!

    ResponderExcluir