quarta-feira, 31 de agosto de 2011

A importância da escola possuir laboratórios de Geometria


A Geometria é um dos ramos mais antigos da Matemática. Mas, muitas das propriedades atualmente usadas para a solução de problemas já são usadas há séculos pelos egípcios (4000-3000 A.C) com as regras agrimensura e a construção de pirâmides.
Os antigos gregos (6000 a.C) com dedução lógicas, raciocínio dedutivo e dedução de fórmulas geométricas para a figuras geométricas planas e espaciais.
Os estudos eram feitos através de pesquisas e práticas e deduções. Por isso é importante à escola ter uma estrutura de laboratório para o estudo de geometria, pois assim, permite ao aluno concretizar e visualizar, através de suas próprias construções geométricas, as suas propriedades das figuras geométricas.
O desenvolvimento do raciocínio lógico e dedutivo com certeza será formado de forma mais clara. Para o professor também o laboratório geometria vai tornar o seu trabalho mais fácil e acessível, o processo ensino aprendizagem terá um maior êxito.
Temos a certeza que a aprendizagem de geometria não ocorre quando se organiza um conteúdo e os alunos, alheios aos porquês, apenas repetem os modelos estudados. O processo de aprendizagem apenas é completo pela reflexão do aluno, envolvem em várias situações do conteúdo. Aprender é poder construir o maior número possível de conhecimentos entre os diferentes significados do conteúdo estudado e pesquisado.

Texto com base no livro de GUELLI, Oscar. Matemática uma aventura do pensamento. 7ª série, editora àtica

Nenhum comentário:

Postar um comentário