terça-feira, 30 de agosto de 2011

Geometria e algumas contribuições...

Geometria. Palavra grega que significa "medida da terra". Desde o seu surgimento, seus estudiosos podem se utilizar do visual para obter um maior entendimento dessa ciência: a ciência da observação.
Há 2400 anos um grego vislumbrava pela janela da geometria uma terra redonda! Aristóteles utilizando de grande genialidade e um pouco de geometria fez essa descoberta que mudara a maneira como nosso planeta era visto até então. A geometria contribuiu bastante para o desenvolvimento de diversas teorias, inclusive em outros campos de conhecimento além da matemática, como na física. Tais contribuições se acentuaram quando René Descartes "juntou" a geometria com a álgebra, criando a geometria analítica. Esse conhecimento auxiliou no surgimento de tecnologias modernas, do cálculo diferencial e integral dentre muitas outras contribuições.
A geometria que já auxiliou na descoberta de grandes segredos, de nosso próprio mundo e de alguns enigmas do universo, atravessa, hoje, um período de poucas produções e até mesmo um ensino pífio. Entretanto, existe uma grande dificuldade de aprendizagem do conhecimento matemático como um todo, e esse ensino defasado não é apresentado apenas em geometria, mas também em álgebra.
Enquanto educadores matemáticos, devemos lutar por uma matemática mais articulada envolvendo tanto geometria quanto álgebra, trabalhando esses conhecimentos juntos, criando um sentido maior para o conhecimento matemático a ser construído pelo aluno.
No final da década de 1950, um casal holandês (Dina van Hiele-Geldof e Pierre van Hiele), em suas teses de doutorado, propôs o modelo van Hiele de pensamento geométrico, podendo ser usado para orientar a formação e analisar o nível de compreensão que o aluno apresenta no campo da geometria. Tal modelo constitui uma boa ferramenta para a análise do nível de maturidade geométrica que o aluno apresenta.
Uma boa maturidade geométrica pode se configurar em uma ferramenta poderosa também para o ensino da álgebra. Acredito que a dimensão visual e analítica da geometria pode contribuir para o uma maior compreensão do conhecimento algébrico. Ou posso estar equivocado, e álgebra e geometria podem ser conhecimentos tão distintos que realmente não podem ser ensinados integradamente. E você, acredita que esses conhecimentos são tão distintos assim?

3 comentários:

  1. Olha Luis eu acho que esses conhecimentos não são distintos, há sim possibilidades de articulá-los basta que o professor queira e saiba como fazer essa articulação. Mas, como eu e, acho que também, outros colegas disseram essa não é uma tarefa fácil.

    ResponderExcluir
  2. Realmente... eu também acho que não é uma tarefa fácil. Entretanto, a prática docente, como um todo, é envolta de desafios. Acredito que não deva ser possível articular todos os conteúdos da álgebra com os da geometria, mas os conteúdos que isso seja possível, já fará uma grande diferença para os alunos.

    ResponderExcluir
  3. Eu também concordo com você que não deva ser possível articular todos os conteúdos de álgebra e geometria, mas no capítulo 17 do texto 2 tivemos algumas situações bacanas de se trabalhar ambos os conteúdos. Eu particularmente gostei das situações e confesso que a maioria eu nunca tinha pensado em trabalhar. rs

    ResponderExcluir