segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Geometria: deixada de lado?

Primeiramente queria relembrar que no inicio de nossa aula no dia 05/08 foi nos questionado a respeito do ensino de geometria, como ele se dava. Muita gente comentou que em algumas vezes a geometria é deixada um pouco de lado, que há algum tempo o conteúdo vinha no final do livro didático e que muitos professores não gostam dessa parte da matemática. Alguns colegas relataram que atualmente alguns livros tentam mesclar álgebra e geometria não deixando mais esse conteúdo para o fim do livro, de forma que o professor consiga trabalhar ambas as partes.
Bem, algumas das afirmações feitas durante a aula têm fundamento quando consideramos apenas o ensino de geometria, pois segundo Maia, que cita Lorenzatto (1995) a geometria encontrava-se “omissa” da sala de aula, havia uma ausência desse conteúdo nos programas e sobretudo nas aulas de matemática até ser apontada nos parâmetros curriculares nacionais como conteúdo a ser ministrado no Ensino Fundamental. Mas, como vimos no artigo lido durante a aula, não é bem assim. A álgebra também tem sido deixada de lado, na verdade é um movimento oscilatório entre o ensino de álgebra e o ensino de geometria, por certo tempo dá-se maior atenção a álgebra e por outro para a geometria e nunca chegam a uma intersecção.
Xiiii, e o pior é que quando fizemos as afirmações citadas no início nem se quer lembramos que a geometria em geral é a mais procurada para fazer Trabalhos de Conclusão de Curso em Matemática, não seria isso uma contradição? Lembro-me que algum colega disse que essa procura é justamente porque a geometria é deixada de lado, mas porque há mais estudos relacionados ao ensino de geometria do que ao ensino de álgebra como dito no artigo que lemos? Essa questão ainda não posso responder, mas acredito como disse nosso colega Douglas que temos um grande desafio: o de articular esses conteúdos. Por que não trabalhar os dois juntos e não de maneira separada como a maioria dos livros propõe? É uma difícil tarefa mas não impossível.

Referências:
MAIA, Lícia de Souza Leão. O ensino de Geometria: Analisando diferentes representações. Revista da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Junho 2000, p.24-33.

2 comentários:

  1. Hmmm... Vc usou meu nome sem minha autorização!!! Vou te encaminhar para o Código de Ética... hhehee.. Isso é Crime! shausha...

    Brinkderinhaa...

    Alguém consegue sem dificuldades articular Álgebra e Geometria? Axo q não... Temos q nos aperfeiçoar kda vez mais... É uma Formação Eterna :p

    ResponderExcluir
  2. Eita, então na próxima postagem vou te encaminhar um termo de autorização para postar junto. rsrs!

    ResponderExcluir