quinta-feira, 18 de agosto de 2011

A discussão no encontro anterior da disciplina perspectivas para o ensino de Geometria na educação básica com os textos “Aproveitar a vivencia do aluno” e Álgebra ou Geometria: para onde Pende o pêndulo?” despertou nos alunos de pós-graduação educação em educação matemática, da Universidade Federal de Goiás o interesse pela pesquisas, leituras análise de teorias, bem como de trocas de experiências junto a outros educadores. Todos esses momentos foram realizados tanto dentro, quanto fora da universidade. Abordagens pedagógicas aqui enfocadas são importantes para o desenvolvimento de um trabalho mais significativo e de maior qualidade para o aluno.

Além disso, é fundamental que haja um consenso em relação à continuidade perene da atividade de aprendizagem para o ser humano. Por sermos inerentemente seres sociais, temos a necessidade de construir nossa compreensão da realidade além do enfrentamento e da ação de cada um. Assim, a trajetória de aprendizagens do sujeito inicia-se com o nascimento e se estende por toda a vida.

O educador do deve possibilitar ao educando recursos internos para que possa fazer suas escolhas, atendendo suas demandas.

Para que isto aconteça no processo ensino aprendizagem faz-se necessário uma flexibilidade entre escola –professor - planejamento proposto. Contar também, com a contribuição e os conhecimentos dos alunos, aqueles trazidos por eles, aprendidos nas famílias independente do estudo da Geometria ou Álgebra.

Neste sentido os aspectos que foram ponto de enfoque durante essa aula não devem apenas ser assimilados pelos alunos, no caso nós, que também assumimos o papel de professor. É preciso, sobretudo que os saberes contemplados durante as aulas sejam analisados, compreendidos, questionados, bem como, contextualizados com a prática educativa que desenvolvemos no nosso dia-a-dia em sala de aula.

Um comentário:

  1. De fato, Dorilene, mais do que se restringir ao tema da discussão, buscar extrapolar e realizar relações com outros temas é fundamental. Isso sim é aprendizagem.

    Sugestão: antes de postar, faça uma última revisão do texto para conferir se não houve erros de digitação ou omissão de alguma palavra, ok?!

    ResponderExcluir