tag:blogger.com,1999:blog-6597919541173849628.post958853491919536547..comments2023-04-22T06:55:31.310-07:00Comments on Perspectivas para o ensino de geometria na educação básica: Álgebra vs Geometria: O Confronto Final.Professorahttp://www.blogger.com/profile/10804749565161635420noreply@blogger.comBlogger5125tag:blogger.com,1999:blog-6597919541173849628.post-7314947156462235712011-08-15T14:38:35.135-07:002011-08-15T14:38:35.135-07:00Ah, professora, claro que ainda temos isso nos liv...Ah, professora, claro que ainda temos isso nos livros atuais, não com tanta ênfase como era no início, mas alguns livros ainda tem sim. Dessa forma é o professor quem tem tomar a iniciativa de unificar ambas: geometria e álgebra. E em particular eu acho uma díficil tarefa.Gabrielahttps://www.blogger.com/profile/07790646128742876098noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6597919541173849628.post-32816163361982843282011-08-15T08:10:54.772-07:002011-08-15T08:10:54.772-07:00A ideia de opostos entre álgebra e geometria, a de...A ideia de opostos entre álgebra e geometria, a de dissociação entre estes ramos, pode ter sido ocasionada/propagada, dentre outras razões, pelo fato de por muito tempo terem sido ensinadas de forma separadas, como disciplinas independentes, com direito a um livro para cada uma, ou seja, um livro de álgebra, um de geometria, e também de aritmética. Quando os diferentes ramos foram unificados na disciplina de matemática, os livros de álgebra, geometria, trigonometria, passaram a compor um único livro, o de matemática. E adivinha o que aconteceu com a estruturação do livro didático de matemática assim que a disciplina foi criada? Será que ainda temos resquícios nos livros didáticos de matemática atuais?Professorahttps://www.blogger.com/profile/10804749565161635420noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6597919541173849628.post-11500926373015026952011-08-15T08:06:03.173-07:002011-08-15T08:06:03.173-07:00Oi Douglas. Realmente muito interessante e pertine...Oi Douglas. Realmente muito interessante e pertinentes suas colocações sobre o artigo e reflexões feitas em nosso primeiro encontro. Foi uma boa "sacada" a analogia que você fez com a física sobre os movimento oscilatório e a ideia de "opostos" que o movimento do pêndulo cria, uma hora tendendo à álgebra, outra hora tendendo à geometria. Se pensarmos bem, o próprio título do artigo propaga (mesmo que não intencionalmente) a concepção de separação entre álgebra e geometria. De fato, como você bem coloca, não haveria uma oscilação do pêndulo se víssemos e trabalhássemos álgebra e geometria de forma integrada, como conhecimentos entrelaçados como de fato são. Parabéns pelo seu post. Espero que os próximos sejam ainda melhores!Professorahttps://www.blogger.com/profile/10804749565161635420noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6597919541173849628.post-22271086339999610952011-08-12T09:02:44.734-07:002011-08-12T09:02:44.734-07:00KKKK!! Muito boa sua reflexão Douglas e o mais int...KKKK!! Muito boa sua reflexão Douglas e o mais interessante é que agente as vezes nem pensa que há essa oscilação, acha muitas vezes que o ambandono está apenas na Geometria.Gabrielahttps://www.blogger.com/profile/07790646128742876098noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6597919541173849628.post-76880842112072378292011-08-11T14:15:16.452-07:002011-08-11T14:15:16.452-07:00Nossa cara!! Parabéns, vc vai longe.. Merece um 10...Nossa cara!! Parabéns, vc vai longe.. Merece um 10!<br /><br /><br />Hehehe... Postei primeiro, merecia um pontinho extra neh Prof...<br /><br />Gente critiquem aê na boa... Axo q tem muita coisa sem nexo! A gente vai melhorando das próximas vezes :)<br /><br />Ao infinito e além!Douglas Aireshttps://www.blogger.com/profile/08756530145204860255noreply@blogger.com